Bloco apresentou o seu programa

[corner-ad id=1]Apresentação do Programa EleitoralNesta segunda-feira, José Luís Araújo, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou à comunicação social as principais linhas programáticas do Programa Eleitoral do partido para estas eleições Autárquicas.

José Luís Araújo referiu o contexto difícil de crise generalizada no país, de que resultam graves consequências sociais e isso faz com que o Bloco de Esquerda centre toda a sua atuação em encontrar e apresentar respostas à emergência social.

O Programa Eleitoral abrande 7 grandes linhas programáticas quem abrange um amplo leque de parâmetros, de onde se salientam:

Na resposta à Emergência Social, o BE propõe a criação de um gabinete de Emergência Social que analise permanentemente a situação social e as correspondentes medidas a aplicar. Também é proposta a criação do pelouro da solidariedade, ficando o respetivo vereador responsável pelo Gabinete de Emergência Social.

No imediato, o BE entende que é essencial que se garanta que nenhum famalicense fique privado de abastecimento de água, luz elétrica e habitação.

Como segundo ponto, José Luís Araújo considera a necessidade de transformar Famalicão numMunicípio Integrador. Para tal, propõe dotar as escolas das melhores condições, nomeadamente de cantinas próprias e alargar a todo o concelho a rede de ensino pré-escolar, com novos centros escolares. Ainda a criação de uma Escola Secundária na Vila de Ribeirão.

O candidato do BE refere ainda a importância de disponibilizar manuais escolares em todos os graus de ensino obrigatório aos estudantes de famílias manifestamente necessitadas e ainda criar uma rede de espaços desportivos ao serviço da população, em especial das escolas e da juventude.

Sobre a Cidadania e participação democrática, José Luís Araújo salienta a criação da figura do Provedor do Munícipe, promover a realização de Referendos locais sobre temas de manifesto interesse concelhio, nomeadamente, sobre a privatização de bens e serviços, como as redes de água e saneamento, ou sobre a ainda eventual construção de uma “cidade desportiva”.

A melhoria das acessibilidades, com a construção da variante poente, uma interligação ferroviária do Quadrilátero urbano e a requalificação da VIM e o seu prolongamento até Braga, são algumas propostas do BE para ajudar a Economia local e a criação de emprego. Neste capítulo, destaca-se também a criação de uma Incubadora de empresas e a divulgação de produtos originários do concelho de Famalicão.

Valorização e a defesa do Ambiente é outra grande preocupação manifestada pelo candidato do BE ao comprometer-se com a cobertura total de abastecimento de água e saneamento básico no mais curto espaço de tempo. Despoluir os cursos de água e a criação de dois novos parques de lazer em Ribeirão e Riba de Ave, a criação de novas hortas sociais e a renegociação do negócio dos terrenos da quinta da Devesa, com vista a impedir a construção em altura à volta do Parque.

Naquilo que se refere ao Urbanismo e Gestão Autárquica, José Luís Araújo salienta a aposta na requalificação urbana, a conclusão da revisão do PDM e a o abaixamento do IMI. Pretende-se garantir o direito à habitação digna, humanizada, a preços e rendas controladas.

Por último, a defesa de Serviços Públicos de Qualidade para todos e todas é outro ponto forte do programa do Bloco de Esquerda, de onde se destaca a defesa de espaços prestadores de cuidados básicos de saúde junto das populações e o alargamento dos transportes públicos a todo o concelho. Ainda neste ponto, José Luís Araújo compromete-se a lutar contra a privatização dos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento básico.

Em suma, José Luís Araújo, referiu que este é um programa perfeitamente exequível, que resulta também da abertura do partido à população na sua elaboração. A resposta à emergência social será a maior preocupação imediata do Bloco, mas também há a preocupação de promover um desenvolvimento equilibrado e efetivo de todo o concelho.

[corner-ad id=1]

Deixe um comentário