Visitas às Corporações de Bombeiros

Visita às corporações de bombeirosDurante a semana passada, o Bloco de Esquerda efetuou visitas às 3 corporações de bombeiros do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Estas visitas acontecem em pleno período de maior exigência para os soldados da paz, com os fogos florestais, mas também no cumprimento do compromisso do BE em voltar a visitar as corporações fora da campanha eleitoral.

Nos Voluntários Famalicenses destacamos o projeto do centro de formação a construir em Outiz e que será o maior na região. Conhecemos também o novo comando que recentemente assumiu funções. Nos Voluntários de Riba de Ave ficamos a conhecer as novas instalações onde a corporação está já instalada e que representa melhores condições para o auxílio às populações. Registamos ainda a vontade desta corporação ter uma ambulância INEM, pedido esse já efetuado mas que continua sem qualquer decisão por parte do INEM.

Transversal às três corporações é a dificuldade de gestão financeira que resulta dos enormes atrasos nos pagamentos por parte do Ministério da Saúde referente aos serviços prestados aos hospitais, nomeadamente ao Hospital de Famalicão.

Também é preocupação das corporações a falta de apoios para equipamentos por parte do Estado, nomeadamente com os equipamentos de proteção individual para fogos florestais prometidos desde o ano passado mas que, por questões burocráticas, ainda não chegaram às corporações.
Uma outra preocupação manifestada pelas corporações é a necessidade de revisão do Estatuto Social do Bombeiro de forma a estimular a população a integrar os corpos de bombeiros, mas também como forma de reconhecimento pela disponibilidade de tantos homens e mulheres que, de uma forma voluntária, desempenham esta exigente missão que merece ser mais dignificada.

O Bloco de Esquerda congratula-se com a capacidade de organização e de funcionamento dos comandos e das direções das 3 corporações, pela resposta eficaz com que servem a população de V. N. de Famalicão e também no apoio a corporações de outros concelhos. 

Estas visitas integram-se na política de proximidade definida pela atual coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda e que continuará a estar próximo das instituições e forças vivas do nosso concelho.

 

 

Fotos no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *